terça-feira, dezembro 27, 2005

Adeus Ano Velho...

2005 foi um ano agitado, que passou muito rápido. Como lembraremos dele em um futuro não muito distante? 2005 foi o ano em que New Orleans teve seus dias de Bangladesh e o Brasil descobriu o verdadeiro PT e a genialidade suprema de um Ronaldinho. Teve Bruna Surfistinha, atentado em Londres, Roberto Jefferson (como ainda não deram um talk-show pra ele?), livro novo do velho Rubem Fonseca, Fernando Meirelles invadindo Hollywood, gravações inéditas de Bird & Diz e Monk & Trane descobertas, Habemus Papam, cocaleiro eleito na Bolívia, Skype, Daspu, bois ensandecidos invadindo açougue no Largo 13, Maluf preso, petróleo batendo recordes, eleições no Iraque, Pelé e Maradona batendo bola, rampa anti-mendigo, Pearl Jam no Brasil, casamento do Elton John, mulheres vencendo eleições na Libéria e na Alemanha, Argentina caindo no grupo da morte da Copa, curva de juros invertida, morte da Velhinha de Taubaté, sucessor do maestro Greenspan, Burger King e Stella Artois em versões tropicais, um sonho do Jorge Ben se realizando (dólar caiu e o “cruzeiro” subiu), documentário insosso sobre o Vinícius, Bola de Fogo e a sua Atoladinha, julgamento do Michael Jackson, o welfare state convulsionando na França...

Alguns fatos do próximo ano são perfeitamente previsíveis: vamos nos enojar com a campanha eleitoral. O trânsito de São Paulo vai continuar batendo recordes. Os economistas vão errar todas as previsões de câmbio e juros. A Gisele Bündchen vai continuar linda, o Rio de Janeiro vai seguir em trajetória decadente. Vou continuar admirando as colunas do Tostão e achincalhando as do Stephen Kanitz. O pessoal do Google vai bolar mais uma invenção brilhante e inesperada – é capaz que o Steve Jobs também o faça. A Disney vai lançar dois ou três filmes insossos. Algum novo hit do funk carioca vai assolar o país. A Globo vai organizar pelo menos 8 mundiais e mundialitos de futebol de areia, dos quais 7 finais serão entre Brasil e Portugal.

Incertezas temos aos montes, na medida para temperar nossas existências. Para ficar só na minha praia econômica, creio que a maior dela seja saber até quando vai durar e de que jeito vai terminar a dinâmica China produz barato-EUA importa, organiza, agrega valor, consome e se endivida-China, resto da Ásia e exportadores de petróleo poupam e financiam a dívida americana. Alguém arrisca um palpite? Alguns bons podem ser encontrados aqui e acolá.

Torço muito por certos acontecimentos, que nem são tão delirantes: torço para que o Brasil ganhe um presidente honesto e disposto a fazer as reformas de que tanto precisamos – infelizmente, para alguns, isso significa o Lula ser varrido do Planalto. Torço para que o Paul McCartney passe com a mega-turnê “Now I’m Sixty-Four” pelo Brasil. Torço pro Vargas-Llosa ganhar o Nobel de literatura, pra Fernanda Lima posar para a Playboy, pra que a situação pelo menos comece a melhorar (ou deixe de piorar) no monte de países pobres deste mundo. Pro João Gilberto sair da toca e fazer alguns shows sublimes, e pra EMI tomar vergonha na cara e fazer uma reedição decente dos primeiros discos dele. Torço pela paz, pela alegria, pelo amor e pelas moças bonitas. Torço pra que a final da Copa seja Brasil x Argentina, que cada time acabe o jogo com 8 jogadores e que o Ronaldinho faça chover nesse jogo, que entraria para a história como “a batalha de Berlim”. E, acima de tudo, torço para que as pessoas queridas tenham a saúde, a serenidade e a inteligência necessárias para fazerem de 2006 um grande ano, para si próprias e para todos aos seus redores. Oxalá!

8 comentários:

Anônimo disse...

Oxalá 2006 (ano par!) seja assim.
Tudo de bom! Amo você. Bjss!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Amém !! PJ feliz Ano novo para você também !! Abraço

Anônimo disse...

Fantástico!!!
Cuidado com o termo "rampa anti-mendigo"... irrita muita gente...
E cuidado qdo fala do Lula, na defesa dele podem acabar batendo é em vc...
Forte abraço e feliz 2006!!

Anônimo disse...

Vc só esqueceu de dizer que em 2006 o Corinthians continuará sem ganhar a Libertadores...

Anônimo disse...

Incrível como gostamos das pessoas que pensam como nós. Talvez este seja um grande problema para o mundo, pois muitas vezes as diferenças de opinião acabam sendo tratadas entre os que se odeiam, e isso impede que decisões consensuais sejam implementadas. Desejo a você e a todos os que leram o seu texto que o ano de 2006 traga ainda um pouco mais de paciência para suportar as coisas ruins, muito ânimo para correr atrás dos sonhos e muita coragem pra fazer as coisas REALMENTE acontecerem. E que o AAAP50 seja um sucesso!!!! Grande beijo na sua careca feia!

Anônimo disse...

E, acima de tudo, 2006 deve ser um ano bom porque... A Tie estara de volta!!! Mas por edicao limitada, ok?

Adorei seu texto, meu bem. Me deu uma saudade grande de voce. Vontade de te abracar bem forte.
Se cuida!

Beijos
Tie

Anônimo disse...

Que em 2006 o PJ desvende os mistérios asiáticos!