quarta-feira, abril 27, 2005

Ave, Struz!

Esqueça fundos de investimento. Esqueça caderneta de poupança, ouro, petróleo. Ações? Nem pensar. Hoje em dia o negócio mais lucrativo do mercado é investir em avestruzes. Os simpáticos animais ganham cerca de 100 kg em um ano - superando em muito os meus sucessivos recordes de ganho de peso nos últimos tempos. Você compra o bichinho recém saído do ovo por R$ 1800, sabendo que ele valerá R$ 3200 em alguns meses - descontado os impostos e custos de criação, a rentabilidade é de quase 50%. Da avestruz tudo se aproveita, desde a carne (tenra, saborosa, nutritiva) até as penas. As avestruzes são robustas, dificilmente adoecem. Um ovo de avestruz equivale a 24 ovos de galinha - imagine o tamanho da omelete. Difícil não ficar fã dos estrutioniformes (parece xingamento, mas é a classificação científica dos bichões).



No Brasil, é muito fácil ter uma avestruz. Várias fazendas de criação captam recursos do público interessado em aplicar suas economias em algo mais, digamos, heterodoxo. Funciona mais ou menos assim: você procura uma dessas fazendas, transfere os seus recursos e a fazenda se compromete a usá-los na criação de avestruzes. Algumas até oferecem o número do chip usado para controle do rebanho - sim, sua avestruz existe fisicamente, e você pode até trocar o impessoal número fornecido por um nome mais simpático. Não sei o porquê, mas Gertrudes me parece um nome adequado para uma avestruz. Voltando ao tema: quando a Gertrudes ficar grandinha, vai para o abate (portanto, é prudente evitar a criação de vínculos muito fortes) e você recebe o lucro. Moleza, não?

Porém, como diria o economista ranzinza, "não existe almoço grátis". O mercado internacional de carne de avestruz pode entrar em colapso. O Joãosinho Trinta pode decretar que a era das plumas no carnaval carioca está encerrada. E, em se tratando do Bananão, o mais provável: a Gertrudes pode não existir. O seu suado dinheirinho, ao invés de virar uma avestruz, virou uma viagem para esquiar na Suíça - e você nem foi convidado! Alguém ainda lembra das Fazendas Boi Gordo? Releia o parágrafo acima, trocando "avestruz" por "boi". A mecânica era bem parecida, e muita gente embarcou nessa onda nos anos 90, no embalo da novela global "Rei do Gado". Inicialmente, rendimentos fantásticos. Você era aconselhado a reinvestir os seus ganhos nas fazendas - por que não? Depois de um tempo, entrou água. Era tudo uma grande picaretagem. Sorte de quem foi mais prudente e deixou a poupança embaixo do colchão.

Mas há como diminuir esses riscos. Vou comprar um ovo de avestruz, já fertilizado, obviamente. Minha cama vai virar um verdadeiro ninho. Convidarei os amigos para presenciar o nascimento da Gertrudes (com direito a distribuição de charutos), e a criarei como uma filha. Aceitarei doações de jornais velhos, para forrar o quarto que dividirei com ela. Trancarei a minha coleção de CDs em um armário, para evitar que Gertrudes os coma em um momento de fome. Com resignação, dormirei apertado quando ela se tornar uma adulta e atingir 2,7 m. Quando chegar o momento do abate, deixarei correr uma lágrima, mas levarei Gertrudes para o açougue (ou algo que o valha) com toda a honra que ela merece. Gertrudes morrerá com dignidade, será devidamente depenada, esfolada e esquartejada, sendo exportada para todo o mundo. E eu dormirei contente, com o meu espaço recuperado e o lucro no bolso. Sonharei com o nome da minha próxima avestruz: Isabel? Márcia? Clara? Dias felizes me esperam.

7 comentários:

Anônimo disse...

Aê PJ!!!!! Acho q o q vc quer mesmo é se aproveitar da coitada da Gertrudes... Muito fera!!!!!!!

Anônimo disse...

Idiota, eu disse que essa idéia de avestruz não vinga!!

Um abraço!
Balu

Anônimo disse...

Pra variar surpreendendo, né Pi?! Às vezes pra bem, mtas vezes pra mal, mas sempre surpreendendo...hehehe

Bjinhos,
Fê mô

Anônimo disse...

avestruz?????
tu ta bem?
ou é coisa que passa com casamento
mas gostei de vc largar textos por ai
dale luca

Anônimo disse...

E se nascer um avestruz macho?!?!

Anônimo disse...

FECHÔ!!!
Vou comprar um avertuzO, ou seja, Hombre com ache grandon, fazê-lo mandar ver na sua Gertrudes e juntos ficaremos RICOS!!! Eu, vc, e vááááááááááários avestruzinhos...

SUCESSO!!!!

Muli

Anônimo disse...

PJ faça sexo com mulheres, não com avestruz.
Tá arrepiando até com o Romário, EITA!