sexta-feira, junho 15, 2007

O Tamanho do PIB do Brasil - Atualizado

Eu tinha comentado no post anterior que, por conta da valorização do real nos últimos anos, os resultados da comparação dos PIBs estaduais com outros países usando dados mais atualizados seria um tanto diferente - afinal de contas, se computado em dólar, o PIB brasileiro teve, desde 2004, o verdadeiro espetáculo do crescimento (60.8%), e agora o "nosso guia" pode apregoar que pela primeira vez na história estepaiz tem um PIB maior que um trilhão de dólares.

Resolvi fazer outro exercício simples para ver qual seria essa diferença: com os últimos dados do PIB anual (2006), calculei os PIBs estaduais mantendo a mesma proporção de 2004 (claro que nesse período devem ter havido mudanças na distribuição regional do produto, mas não as considerei), o que acho que é mais ou menos o que o Leonardo Monasterio fez no blog dele (aliás, ele também fez mapas similares com expectativas de vida para os estados do Brasil e dos EUA, vale conferir). Com esses dados, refiz o mapa (agora em uma resolução bem melhor), e os resultados está aqui:




Com os novos dados, São Paulo ganhou fiordes, a deslumbrante Dubrovnik virou vizinha da Praia do Rosa, Fauzi Beydoun deve estar muito orgulhoso pelo Maranhão ter assumido o nome de Jamaica e, mesmo que quisesse, eu não conseguiria produzir ironia semelhante a substituir o Rio de Janeiro pela Colômbia (com a ressalva de que eu estive em Bogotá e Cartagena no começo deste ano e tive a impressão de que, de fato, as coisas mudaram muito - e para melhor - por lá).

A tabela com os novos dados:


Um comentário:

rock disse...

Sem querer defender nem nada, a metodologia de se usar apenas o valor absoluto é meio "estranha". Que tal normalizar os valores pelo tamanho territorial? Pelo valor da PEA (populacao economicamente ativa)? Pelo número de indústrias de cada setor? Ou seja, podemos chegar a diversos números. É para isso que eles servem, para serem manipulados.